Reflexão do dia 15 de outubro
MEU INVENTÁRIO, NÃO O SEU
Clique para ver a reflexão na íntegra
Clique aqui para ingressar no aabr

Por que A.A. se interessa pelos bebedores problemas?

Os membros de A.A. têm um motivo especial ao oferecer ajuda a outros alcoólicos que ainda não alcançaram a sobriedade.

Em primeiro lugar, a experiência lhes provou que esse tipo de atividade, que costumam chamar de trabalho de "Décimo Segundo Passo", ajuda-os a se manterem sóbrios.

Suas vidas agora têm um interesse grande e premente, e é provável que as lembranças de suas próprias experiências anteriores com o álcool os ajudem a evitar a confiança exagerada, que pode levá-los a uma recaída. Seja qual for a explicação, os membros de A.A. que se dispõem a ajudar outros alcoólicos raramente sentem dificuldades em preservar sua própria sobriedade.

A segunda razão pela qual os membros de A.A. desejam muito ajudar outros bebedores problema é que isso lhes dá a oportunidade de pagar sua dívida para com aqueles que os ajudaram. É a única maneira prática de saldar seu débito para com A.A.

O membro de A.A. sabe que a sobriedade não pode ser comprada e não pode partir do princípio de que, uma vez abstêmio, assim continuará por muitos anos. Por outro lado, sabe que pode ter uma nova maneira de viver sem o álcool se sinceramente o quiser e se estiver disposto a compartilhar com os que querem segui-lo.

Tradicionalmente, A. A. jamais alicia membros. Não tenta convencer ninguém de que deve tornar-se membro e nunca solicita fundos.

Alcoólicos Anônimos do Brasil - Todos os direitos reservados 2019